segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Apresentando o meu memorial

O memorial tem como objetivo principal mostrar um pouco de minha história como professora da rede Municipal de Ensino da cidade de Tapiramutá, procurando refletir sobre momentos de muita importância relacionados com minha experiência de vida tanto pessoal quanto profissional.
O referente trabalho está sustentado em três eixos: eu - estudante, eu - professora e eu - cursista. No decorrer do texto são abordadas reflexões importantes sobre toda minha trajetória estudantil, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. Vem mostrando pontos relevantes como a necessidade de estudar para garantir um futuro melhor, os professores que contribuiram no meu proceso de aprendizagem, bem como as instituições por onde passei e descobri o verdadeiro caminho para o sucesso.
Descreve com bastante clareza o perfil de educadora, resaltando o meu papel em sala de aula e fazendo uma análise sobre minha prática pedagógica. Traz algumas discussões referentes a um programa de alfabetização - TOPA, onde participei, meu trabalho como monitora, assim como angústias e alegrias ao enfrentar uma sala de aula de estudantes da rede regular pela primeira vez.
Outra parte que merece destaque é a inserção no Curso de Formação de Profesores - UFBA que contribuirá muito na construção de um educador mais crítico e consciente capaz de produzir conhecimento e se tornar um profissional pesquisador a fim de aperfeiçoar o processo ensino - aprendizagem.
Este memorial apresenta-se como um instrumento de avaliação do ciclo II e traduz na sua essência os desafios de uma caminhada acadêmica.

Nenhum comentário: