segunda-feira, 19 de outubro de 2009

FILME "PRO DIA NASCER FELIZ"

Em 03 de outubro de 2009 foi apresentado no Centro Cultural Honorato Fernandes o documentário "Pro Dia Nascer Feliz". Ao assistir entendi que o mesmo utiliza como recursos vários depoimentos de diretores, professores, pais e alunos que confirmam com a história da educação. O filme retrata a educação de forma verdadeira, destacando a realidade do âmbito escolar, envolvendo todo corpo docente, alunos, representantes educacionais, governo e a própria população brasileira que passa a se comover com a realidade mostrada. Este documento serve de alerta para todos os educadores e políticos que não estão preocupados com a educação. Considero pertinente todas as colocações feitas pelas categorias educacionais mencionadas no filme. Uma das cenas que mais me chamou a atenção foi a aluna criadora de poemas e redações que ao mostrar suas criatividades à profesora, esta não acreditava nas habilidades que a mesma garantia. Muitas vezes em sala de aula surge uma situação como essa e, eu, enquanto educadora preciso estar atenta para não acabar sendo injusta com os aprendizes, pois cada um tem capacidades diferentes e é preciso respeitá-las.

5 comentários:

Sule disse...

Oi Taty1 Bom ver que esta se apropriando desse espaço, refletindo sobre seu movimento no curso1 Agora, é importante que reflita também sobre seu avanço e descobertas com ambiente de rede.. Não esquecendo de articular as discussões teóricas com sua ação pedagógica, ou como poderá contribuir na sua ação pedagógica!!!
Bjinhos
Sule

RobertaSimões disse...

Oi Tatiane

Também achei o documentário "Pro dia nascer feliz" muito interessante e atual, onde vem retratando a realidade das escolas e dos estudantes em vários estados e classes sociais. E o que mais me chamou a atenção foi o dilema sofrido pelos alunos seja nas escolas públicas ou particulares; é possível perceber que eles sofrem quase os mesmos problemascomo as; cobranças,violências, pressões e angustias.

neaufba disse...

Taty,este FILME RETRATA BEM O eNSINO NO bRASIL E SUAS PROBLEMÁTICAS ESAMPARO,DESPREPARO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E SUAS CONSEQUENCIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM E OS FATORES SOCIAIS como você relatou acima são PREDOMINANTES PARA UM PROCESSO FRACASSADO DE EDUCAÇÃO.

iza disse...

Com certeza colegas o tema foi bastante pertinente como mencionou Tati.Afinal a educação de qualidade é um ideal de todos,então é um documentário de uma realidade que não está longe de nós.E como a mesma é um direito de todos,também não deixa de ser uma obrigação de todos participar e cobrar políticas públicas,para que haja realmente avanços.

Rogério disse...

Download do Documentário Pro Dia Nascer Feliz – Uma lente Sobre a Educação - http://fwd4.me/0A62